domingo, 28 de setembro de 2014

Como se preparar para Concursos Públicos


Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os concursos têm sido visto, por milhões de candidatos, como uma porta de entrada para se conseguir a estabilidade profissional e financeira, além do emprego garantido dentro do número de vagas oferecidas.

No entanto, essa corrida para os concursos públicos também tem se tornado um grande campo de concorrência, exigindo um preparo cada vez mais eficiente por parte dos candidatos que se veem obrigados a buscarem formas diferenciadas de aprendizado onde, uma complemente a outra.

Existem casos, inclusive, onde “profissionais de concursos”, como são chamados àqueles que se dedicam plenamente aos estudos, para participarem dos concursos de seu interesse, abdicam-se de uma série de coisas deixando até mesmo de trabalhar, para se dedicar inteiramente aos estudos investindo em Cursos Preparatórios, onde podem contar com apoio de profissionais, e na compra de material didático específico para concursos.

E não pensem que só profissionais estão buscando nos concursos, melhores perspectivas de vida e trabalho. Dentro do nosso segmento, onde preparamos candidatos para Concursos Públicos Militares, temos muitos jovens entre 13 e 17 anos que, com apenas o Ensino Fundamental, já se preparam para os concursos das Forças Armadas, abrindo um caminho para uma carreira promissora e brilhante dentro de uma das Instituições Militares.

Jovens candidatos, saídos do Ensino Médio, também buscam nestes concursos ingressarem numa escola de formação profissional bem como, profissionais já capacitados em alguma especialidade profissional seja de nível técnico ou de nível superior que buscam aliar o conhecimento profissional a uma oportunidade de carreira que lhes proporcione uma série de benefícios além das vantagens próprias da carreira.

Agora, um dos pontos mais importantes e que vários profissionais na área de concursos debatem é o tempo dedicado ao preparo. Um dos grandes erros, por parte dos concurseiros é a preocupação com o preparo, apenas quando sai o Edital. No caso das Forças Armadas, por exemplo, os concursos são anuais e o candidato já tem uma previsão da realização do concursos do seu interesse podendo fazer um planejamento de estudo.

Outros concursos acontecem de uma forma mais esporádica o que, não impede que o interessado em participar de um determinado concurso, prepare-se  com antecedência, a partir da análise do último edital, visto que quando esses concursos são abertos, o período, entre a abertura das inscrições até a realização da prova, é muito curto não oferecendo um prazo suficiente para  a preparação para o concurso.

Como consultora na área de concursos do SENA PRÉ-MILITAR a orientação que dou, por exemplo, a candidatos que já estejam fazendo um curso técnico ou graduando-se em uma determinada especialidade, com um ou dois anos para se formar e que desejando ter a oportunidade de seguir carreira nas Forças Armadas usando o conhecimento profissional que não esperem se formar para iniciar o preparo.

A mesma orientação é dada aos candidatos de nível fundamental e médio que se matriculam em nossa Rede de Ensino. Esta dica vale para qualquer concurso.

Portanto, o preparo antecipado é o primeiro passo para a conquista do resultado esperado. Seguido a essa iniciativa, vem a escolha de um bom curso preparatório na área de concursos e a escolha por um material específico normalmente elaborado de acordo com as exigências dos editais.

O SENA CURSO E CONCURSOS tem como foco principal, seguindo uma tradição, a preparação para os Concursos Públicos Militares e convidamos você a conhecer o nosso PORTAL e o nosso BLOG Sena Pré-Militar, com informações sobre as diversas oportunidades de carreira e formação profissional oferecidas pelas Forças Armadas e Auxiliares.

Conheça também, nossa LOJA VIRTUAL onde terá acesso KITS de apostilas específicas para cada concurso.

Matéria: Katia Del Cistia
Setor de Concursos
Curso SENA