terça-feira, 21 de abril de 2015

Exercícios sobre Operações (Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão) com gabarito

 EXERCÍCIOS SOBRE OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS

01.Complete e ache a soma de: a+ b+ c+ d+ e, na tabela abaixo:











02. Se eu tinha em minha carteira, 20 reais e gastei com um lanche 12,00 e com refrigerante mais 5,00.  Como paguei à vista, obtive um desconto de 2,00. Do troco, ainda emprestei a um colega 4,00. Qual o valor que me restou na carteira? 
a) 2,00                                b) 17,00                                     c) 15,00                            d) 1,00

03. Em uma sala de aula, onde Pedro estuda, todos os lugares se encontram ocupados, os alunos estão sentados em filas e essas filas têm todas o mesmo número de lugares. O aluno Pedro tem:
– um aluno sentado à sua frente;
– dois alunos sentados atrás de si;
– três alunos sentados à sua direita;
– dois alunos sentadas à sua esquerda.

Quantos alunos existe na sala de Roberto?
a) 9                                       b) 18                                            c) 24                                d) 32

04. Um pai tem 40 anos e seus filhos 6, 7 e 9 anos. Daqui a 10 anos, a soma das idades dos três filhos menos a idade do pai será de:
a) 2 anos                              b) 3 anos                                    c) 11 anos                       d) 13 anos

05. Em cada item, dê o nome da propriedade da adição:
a) 3 + 4 = 4 + 3 .......................................
b) 0 + 5 = 5 = 5 + 0 ..................................
c) (3 + 1) + 5 = 3 + (1 + 5)........................
d) 9 + 3 +2 = 3 + 2 + 9 .............................
e) 10 + (7 + 2) + 1 = (10 + 7) + 2 + 1 .........
f) 10 + 0 = 10 = 0 + 10 .............................

06.  Determine as somas:
a)36 + (18 + 14) = ..................................
b) (47 + 3) + 8 = .....................................
c) 26 + (5 + 5) = .....................................
d) (400 + 25) + (220 + 4) =........................
e) (24 + 3) + 8 + (2 + 6) = ........................
f) 61 + 9 + (4 + 1) = ................................
g) 0 + 4 + (2 + 3) = .................................
h) 110 + 111 + 999 = ...............................
i) 778 + 222 = ........................................

07.  Descubra como começou e continue:
01
06
11
16






08
15
22
29






09
15
21
27







08. Substitua “?” pelos números adequados: 
a) 8 + ? = 8  
b) ? + 0 = x
c) 9 + ? = 11
d) 7 + ? = 12
e) 111 + ? 200
f) 101 + ? = 200
g) ? + 10 = 19 
h) ? + 99 = 1000

09. Determine a diferença e verifique a equivalência:
a) 840 - 250 = ......................................
b) 304 - 104 = .....................................
c) 12000 - 3456 =.................................
d) 1001 - 101 = ....................................
e) 10000 - 0 = ....................................
f) 414 - 202 = .....................................

10. Descubra o segredo de cada sequência e complete:
27
24
21







94
88
82







204
192
180








11. Substitua “? “ pelos números adequados:
a) 214 - ? = 198
b) 998 - ? = 14
c) ? - 200 = 104
d) ? - 111 = 999
e) ? - 0 = 309
f) 345 - ? = 345
g) 14 - ? = 0
h) 26 - ? = 1 
  
12. Pensei em um número e a ele adicionei 30. Do resultado subtraí 10 e encontrei 80 . Em que número pensei? 

13. Paguei as compras de R$ 268,00 com 3 notas de 100 reais. O caixa pediu 18 reais para facilitar o troco. De quanto foi o troco?

14. Numa adição, uma das parcelas é 148 e a soma é 301. Qual é a outra ? 

15. Numa subtração, o subtraendo é 77 e a diferença é 308. Qual é o minuendo ? 

16. Dê o nome da propriedade que justifica a igualdade:
a) 9 x 4 = 4 x 9 
b) 22 x 1 = 22 = 1 x 22 
c) 2 x (4 x 5) = (2 x 4) x 5
d) 6 x 7 + 6 x 2 = 6 x (7 +2)
e) 1 x 100 = 100 = 100 x 1  

17. Aplicando as propriedades da multiplicação encontre o valor da ?: 
a) 19 x ? = 28 x 19
b) 7 x ? = ? x 7 
c) ? x (3 + 4) = 2 x 3 + 2 x 4
d) 3 x 8 + 3 x 2 = ? x (8 + 2)
e) 4 x 3 + ? x 1 = ? x (3 + 1)
f) 12 x ? = ? x 12
g) ? x (5 + 7) = 3 x 5 + 3 x 7
h) 6 x 0 + 6 x 2 = ? x (0 + 2)

18. Calcule as expressões:
a) 1 + 9 x 0 =
b) 2 + 8 . 0 =
c) 3 . 4 + 3 . 5 =
d) 2 . 8 + 2 . 3 =
e) 2 x 4 + 2 x 3 + 2 x 5 =
f) 3 x 5 - 3 x 3 =
g) 5 . 4 - 4 . 5 =
h) 7 . 4 - 3 . 8 =
i) 0 . 12 - 0 . 9 =

19. Substitua “?” pelos valores adequados e indique a propriedade aplicada:
a) 3 . 7 = 7 . ?
b) 6 . 9 = ? . 6
c) (7 . ?) . 13 = 7 . (10 .13)
d) 5 . (8 + 6) = ? . 8 + ? . 6
e) 3 . (9 - 6) = 3 . ? - 3 . ?
f) 1 . 14 = 14 = 14 . ?  

20. Determine o quociente e o resto:
a) 842 ÷ 31
b) 1236 ÷ 54
c) 5348 : 63
d) 37511 : 107
e) 25713 ÷ 102
f) 138400 ÷ 1297
g) 3711 : 123
h) 1113 ÷ 13
i) 9999 ÷ 1109

21. Dê os divisores ou fatores de 36:

22. Qual o número que cada letra está representando
a) 7 x a = 105
b) b ÷ 8 = 12
c) c : 11 = 154
d) 9 x d = 144
e) 18 x e = 342
f) 240 x f = 0
g) g ÷ 3 = 333

GABARITO

01. a=16, b=10, c=-6, d=8, e=40 e a soma é 68
02. Despesas: (17,00 - desconto 2,00) = 15,00
       Empréstimo (colega) = 4,00
       Total gasto: 19,00 → 20,00 - 19,00 = 1,00 (restou/troco) -Letra D
03. Veja que temos 4 filas com 6 alunos, logo: 4.6 = 24 alunos.→ Letra C









04. O pai terá daqui a 10 anos, 50 anos e os filhos terão:  16, 17 e 19 anos, logo: (16+17+19) - 50 = 52 - 50 = 2 → letra A
05. a) comutativa
05. b) elemento neutro 
05. c) associativa 
05. d) comutativa
05. e) associativa
05. f) elemento neutro
06. a) 68 06. b) 58 06. c) 36 06. d) 649 06. e) 43 06. f) 75 06. g) 9 06. h) 1220  06. i) 1000
07. a) 1, 6, 11,16, 21, 26, 31, 36, 41, 46
07. b) 8, 15, 22, 29, 36, 43, 50, 57, 64, 71
07. c) 9, 15, 21, 27, 33, 39, 45, 51, 57, 63 
08. a) 0   08. b) x   08. c) 2   08. d) 5   08. e) 89   08. f) 99   08. g) 908    08. h) 90
09. a) 590  09. b) 200  09. c) 8544   09. d) 900  09. e) 10000   09. f) 212
10. a) 27, 24, 21, 18, 15, 12, 9, 6, 3, 
10. b) 94, 88, 82, 76, 70, 64, 58, 52, 46, 40
10. c) 204, 192, 180, 168, 156, 144, 132, 120, 108, 96 
11. a) 16   11.b) 984  11. c) 304  11. d) 1110  11. e) 309    11. f) 0   11. g) 14   11. h) 25
12. Pensei em 60
13. R$ 50,00
14. 153
15. 385
16. a) comutativa
16. b) elemento neutro
16. c) associativa
16. d) distributiva
16. e) elemento neutro 
17. a) 2   17. b) 2   17. c)  2  17. d) 3   17. e) 4    17. f) 7   17. g) 3   17. h) 6
18. a) 1   18. b) 2   18. c) 2   18. d) 22 18. e) 120  18. f) 6   18. g) 0  18. h) 4  18. i) 0
19. a) 3 - comutativa
19. b) 9 - comutativa
19. c) 10 - associativa
19. d) 5 e 5 - distributiva
19. e) 9 e 6 - distributiva
19. f) 1 - elemento neutro 
20. a) quociente =  27,  resto =    5
20. b) quociente =  22,  resto =  48
20. c) quociente =  84,  resto =  56
20. d) quociente = 350, resto =  61
20. e) quociente = 252, resto =    9
20. f) quociente = 106, resto = 918
20. g) quociente =  30,  resto =  21
20. h) quociente =  85,  resto =    8
20. i) quociente =   9,   resto =  18 
21. 1, 2, 3, 4, 5, 6, 9, 12, 18, 36
22. a) 5  22. b) 96  22. c) 1694  22. d) 16  22. e) 19   22. f) 0   22. g) 999

8 comentários:

  1. 03-Na sala de Roberto nao pode se saber o numero de alunos pois as informacoes no enuciado da questao sao relacionadas a sala de Pedro.

    ResponderExcluir
  2. 03-Na sala de Roberto nao pode se saber o numero de alunos pois as informacoes no enuciado da questao sao relacionadas a sala de Pedro.

    ResponderExcluir
  3. Não entendi os exercícios a e b da questão 17 :/, vocês poderiam esclarecer por favor?

    ResponderExcluir
  4. IMPRESSÃO MINHA OU ALGUMAS RESPOSTAS DO GABARITO ESTÃO ERRADAS ?

    ResponderExcluir
  5. Á número 3 está errada pois a um erro na pergunta estabelecida , pois na pergunta legívelmente esta escrito Roberto mais o enunciado mostra Pedro

    ResponderExcluir
  6. Não compreendi a questão 20 letra 2. Queria a explicação .

    ResponderExcluir